top of page
  • Foto do escritorRevista Spia

Destaque maio 2021: Pega-se Facção

Atualizado: 11 de jul. de 2021

Doc registra costureiras de facção da zona rural de Caruaru/PE.


A continuidade das relações de exploração de mão de obra barata, a manutenção de uma realidade dura e a ausência de um poder público que seja capaz de assistir essas famílias, são temas expostos por Thaís Braga no curta documental Pega-se Facção. Com um olhar sensível, captura imagens do cotidiano de uma família da zona rural de Caruaru-Pe em que se confundem trabalho e lar.


De antigas gerações que precisaram se adaptar (da roça para a máquina de costura) para sobreviver, até às crianças que já nascem dentro de uma facção. O desejo de mudança é materializado na fala de uma das personagens para sua filha: “Adriane, tenha gosto do seu estudo. Porque o que você deve arrumar é outra coisa melhor, não é máquina, não”. Pega-se Facção é um laudo de anos de exploração da vulnerabilidade de pessoas colocadas à margem da nossa sociedade.

Foto: Acervo Thaís Braga

O filme, que tem rodado o país, é o nosso destaque do mês de maio. O curta tem sido bem recebido pela sensibilidade e cuidado ao tratar de temas tão delicados, tendo recebido prêmios como os de Melhor Filme no Festival de Cinema de Caruaru (2020), Melhor Desenho de Som no 3º Cine Verão - Festival de Cinema da Cidade do Sol (2020) e Melhor Direção de Fotografia na mostra universitária da 13ª edição do Curta Taquary, entre outros e algumas menções honrosas. Além de ter sido exibido em vários outros festivais nacionais como o Festival Curta Campos do Jordão e Festival Guarnicê de Cinema (realizado pela Universidade Federal do Maranhão), e no 13th Los Angeles Brazilian Film Festival, que acontece em Los Angeles e é Considerado o maior festival de cinema Brasileiro nos Estados Unidos.


Documentário | Colorido | Digital | 13 min | PE | 2020

Roteiro e Direção: Thaís Braga

Direção de produção: Camilla Barbosa

Montagem: Sylara Silvério e Twany Moura

Fotografia: Sylara Silvério

Som direto: Elisa Lazuli

Edição de som: Sylara Silvério


Acompanhe o instagram do filme







Leia relato de Thaís Braga, diretora do film, sobre um pouco da sua trajetória até a produção do seu primeiro e premiado filme Pega-se Facção.



bottom of page