Festival de Cinema Carnaúba lança Plataforma Digital e está de inscrições abertas
- Revista Spia

- 2 de jun.
- 4 min de leitura
Atualizado: 19 de jun.
Evento será no Senac Caruaru e conta com a novidade de uma plataforma digital do Festival de Cinema Carnaúba.
Por Assessoria Carnaúba

Pelo segundo ano consecutivo, o Festival de Cinema Carnaúba abre as portas para os produtores de cinema de todo o Nordeste, com o objetivo de incentivar a produção cultural e audiovisual na região. Ao todo, o festival contará com mais de 20 categorias de premiações. Serão aceitos curtas-metragens de 5 a 20 minutos e devem ser enviados em formato MP4, com resolução mínima de 720p, as obras devem ter sido finalizadas a partir de 2022.
Lançada oficialmente neste mês de junho de 2025, a Carnaúba Play é a nova plataforma digital do Festival de Cinema Carnaúba, criada para exibir gratuitamente os curtas-metragens selecionados na 2ª edição do evento. Idealizada pelo mestrando Valdenilson Henrique, do curso de Comunicação e Inovação Social (PPGCIS – Caruaru/UFPE), a plataforma surge como um espaço virtual que permite ao público de todo o Brasil e também do exterior, assistir aos filmes, votar nos seus favoritos e participar ativamente da celebração do cinema nordestino, sem precisar sair de casa.
A proposta da plataforma é simples, mas potente: ampliar o alcance das produções independentes da região e oferecer uma experiência interativa, democrática e acessível. Tudo isso mantendo viva a essência do festival, que une exibições presenciais no Agreste pernambucano com ações digitais voltadas à formação de públicos.
Poderão concorrer no segmento de ficção, serão avaliados aspectos como roteiro, direção, atuação principal e coadjuvante, tanto feminina quanto masculina, figurino, direção de arte, fotografia e trilha sonora. Já os documentários serão premiados em direção, roteiro, fotografia, montagem e trilha sonora. As animações, por sua vez, serão analisadas nas categorias de direção, roteiro, animação, trilha sonora e direção de arte.
As inscrições são gratuitas e realizadas exclusivamente pelo site oficial do festival (www.carnaubafestival.com.br), e cada realizador poderá inscrever apenas 01 (UM) curta-metragem. Lembrando que será necessário preencher o formulário de inscrição, anexar informações técnicas e autorização de exibição. Os prazos de inscrições é de 1 a 30 de junho de 2025.

As indicações serão realizadas por comitês formados por especialistas convidados, profissionais das áreas técnicas e artísticas, que selecionarão seis obras por categoria. O montante total de filmes indicados poderá chegar a 120 títulos. Um mesmo filme poderá ser indicado em diferentes categorias, de acordo com sua qualidade e mérito técnico e artístico. Os indicados comporão o grupo de finalistas que disputará os troféus durante a cerimônia oficial de premiação.
A grande novidade desta edição é o prêmio de voto popular, realizado diretamente na plataforma digital do festival. O resultado será divulgado na cerimônia de premiação, que ocorrerá presencialmente no dia 31 de outubro de 2025, no Senac Caruaru. O filme mais votado pelo público receberá o prêmio de Melhor Filme Geral, no valor de R$ 2.000 (dois mil reais). A cerimônia será restrita ao público, com participação exclusiva dos indicados por filme ou representantes oficialmente designados.
O festival incentiva a competição entre as equipes selecionadas. Assim como em um reality show, como o Big Brother Brasil, cada obra disputará a atenção do público ao longo dos 30 dias de exibição. Vencerá o filme que mobilizar a maior torcida e conquistar o maior número de votos.
Em entrevista com Valdenilson Henrique, fundador e diretor do festival, fala sobre a importância de dar mais visibilidade para produções locais e independetes. "A ideia de criar a plataforma surgiu da vontade de dar mais visibilidade às produções locais e independentes do Nordeste, principalmente às que vêm do interior, que muitas vezes não têm espaço nos grandes meios. A gente percebe que tem muita coisa boa sendo feita, mas que acaba se perdendo por falta de um canal que conecte essas obras ao público. Então, nossa proposta é justamente essa, Criar um espaço de encontro, de valorização da nossa cultura, das nossas histórias e das nossas linguagens. Mais do que só exibir filmes ou conteúdos culturais, a gente quer construir uma rede entre realizadores, estudantes, professores, artistas e o público em geral."
Henrique também fala sobre a importância da democratização do acesso para acompanhar o festival. "É também uma forma de democratizar o acesso. Na nossa primeira edição, tivemos algumas limitações que impediram profissionais de outros estados de prestigiarem suas obras em exibição. E mesmo em Caruaru, tanto o público quanto os realizadores enfrentam dificuldades para se deslocar. Por isso, buscamos levar o cinema até as pessoas, sem que seja necessário, sempre, o deslocamento. Claro que não vamos ficar 100% no formato remoto. A ideia é realizar um cinema participativo na região do Agreste pernambucano, com ações presenciais, através de um circuito itinerante. Mas com a plataforma, quem não pode estar fisicamente presente ainda assim, poderá assistir, votar e interagir. E isso fortalece não só o projeto, mas também o sentimento de pertencimento e identidade".

Na primeira edição, o festival reuniu 30 filmes de seis estados do Nordeste, sendo eles Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Rio Grande do Norte. Desde então, o festival busca valorizar a produção audiovisual independente da região nordeste e fortalecer o cenário cultural do Agreste pernambucano, através das produções audiovisuais.
Serviço - Festival de Cinema Carnaúba
Data: 31 de outubro de 2025.
Local: Senac Caruaru – Av. Maria José Lyra, 140 – Indianópolis, Caruaru – PE.
Entrada: Gratuita.
Mais informações: @carnaubafestivaloficial (Instagram) | @carnaubafestival (TikTok).
Contato para a imprensa
Nome dos assessores: Mayane Lira e Jeferson Gonçalves.
E-mail: assessoriacarnauba@gmail.com

.png)



Comentários