top of page
  • Foto do escritorRevista Spia

F(r)icções: Oficina online e gratuita sobre crítica de cinema abre inscrições

Aulas serão ministradas pelo pesquisador e roteirista Márcio Andrade, com foco no cinema pernambucano e nacional.

A oficina "F(r)icções - Laboratório de Ensaios de Cinema", está com inscrições abertas de forma online e gratuita. A formação, ministrada pelo pesquisador e roteirista Márcio Andrade, tem o objetivo de promover encontros sobre leitura, interpretação e produção de conteúdo sobre cinema nacional e pernambucano.


O projeto será dividido em três módulos independentes que acontecem entre fevereiro e março, cada um com 12h de duração. Serão disponibilizadas 60 vagas, sendo 20 vagas para cada módulo. As vagas terão um percentual reservado para mulheres, pessoas negras, indígenas, LGBTQIA+, alunos e professores da rede pública de ensino. Cada módulo trará uma abordagem diferente, apresentando princípios da linguagem cinematográfica por meio da produção de ensaios em textos, podcasts e vídeos.


O primeiro módulo se chama “Olhar” e vai acontecer entre os dias 8 e 12 de fevereiro, abordando os principais formatos de escrita sobre cinema: resenha, crítica, ensaio, entre outros. Em seguida haverá o módulo “Fabular”, entre os dias 22 e 26 de fevereiro. Na ocasião, os alunos vão trabalhar na produção de podcasts sobre curtas-metragens, explorando técnicas de escrita de roteiro, gravação e edição. O terceiro e último módulo, “Imaginar(-se)”, acontece entre os dias 8 e 12 de março. Neste módulo, os participantes irão criar um vídeo-ensaio com análise de cenas de um longa-metragem. Todas as turmas terão aulas no horário das 19h às 21h.


Os interessados em participar devem inscrever-se através do site combomultimidia.com ou pelo formulário de inscrição até o dia 31 de janeiro. Ao final das oficinas, todos os materiais produzidos serão publicados na revista digital F(r)icções (friccoes.com). Tanto a oficina como a revista digital foram desenvolvidos com recursos dos editais emergenciais da Lei Aldir Blanc em Pernambuco. Sobre o professor

Márcio Andrade é doutor em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCOM/UERJ), com período de intercâmbio na Universidad de Navarra - Pamplona - Espanha. Autor do livro Autobiografias do Outro – Camadas de Selfies em Documentários Pernambucanos (2015) e de diversos artigos sobre cinema publicados em revistas acadêmicas.

Atualmente, coordena a produtora de conteúdo Combo Multimídia – responsável por projetos de curtas-metragens; de produção de conteúdo para internet como a revista digital multimídia Quarta Parede (4parede.com) e os podcasts storytelling Aventurama, Anônimos e Espelhos Quebrados (em desenvolvimento); e oficinas como F(r)icções e Ponto de Virada – Laboratório de Social Video. Além disso, já participou de comissões julgadoras para o concurso Rucker Vieira e Festival de Inverno de Garanhuns e de júris de festivais como Janela Internacional de Cinema do Recife, Recifest, FestCine e Cine Chinelo.

25 visualizações0 comentário
bottom of page