top of page
  • Foto do escritorMaria Clara Mendes

Memórias, sentidos e um olhar para outra realidade

Atualizado: 23 de dez. de 2021

O cinema de Graci Guarani tem a força e a coragem de uma mulher indígena que atua com uma câmera nas mãos. Em posse desta poderosa ferramenta, Graci vem produzindo importantes registros históricos da cultura indígena.


Graci Guarani - Foto: internet

De origem Guarani Kaiowá, Graci Guarani trabalha como cineasta, comunicadora e produtora cultural. É uma das primeiras realizadoras de produções indígenas no cinema brasileiro, atuando ao lado de seu companheiro Alexandre Pankararu. Em parceria, os dois criaram o Olhar da Alma Filmes - uma produtora independente de audiovisual indígena - que tem o objetivo fomentar produções indígenas no cinema e no audiovisual brasileiro.



É um cinema de intimidade e pertencimento onde o que importa mesmo é contar as histórias por uma perspectiva autêntica e fiel a identidade dos realizadores.

Falar da obra de Graci Guarani é olhar para o lugar de onde ela fala e o que é dito sobre esse lugar. É um cinema realizado e protagonizado dentro de uma narrativa própria e indígena, concentrada nas vivências e percepções de uma mulher indígena quanto a realidade em que ela existe e resiste. É um cinema de intimidade e pertencimento onde o que importa mesmo é contar as histórias por uma perspectiva autêntica e fiel a identidade dos realizadores.


Como documentos de memórias, os filmes apresentam a oralidade, a terra e os personagens indígenas que vivem nesses espaços. São produções divididas em curtas-metragens, vídeo-cartas e a direção de um longa-metragem. Sempre abordando temáticas que atravessam as vivências da comunidade indígena.



Aqui seria o espaço em que os filmes são detalhados um por um, apresentando o significado de cada um deles. No entanto, percebi que a obra de Graci Guarani fala por si, é um trabalho forte que precisa ser visto e reconhecido pela sua importância histórica e cultural. Nada que eu escreva se aproximará da experiência de ver, ouvir e sentir o que essas produções têm a dizer.


Boa parte das suas produções estão disponíveis no canal da produtora Olhar da Alma Filmes no YouTube. É possível também acompanhar outros trabalhos em seu perfil no Instagram @graciguarani . É transformador conhecer a obra de mulheres como Graci Guarani.


Crítica realizada por Maria Clara Mendes

para o Especial Mês da Mulher.

73 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page