top of page
  • Foto do escritorRevista Spia

Semana do Audiovisual Negro recebe inscrições para filmes até o dia 31 de Janeiro

Esse ano, além do cinema negro, o evento recebe inscrições de filmes dirigidos por indígenas.

Parte da equipe: Anna Andrade, Rafael Nascimento e Natália Lopes - Foto: Divulgação

A segunda semana do Audiovisual Negro, que acontecerá de 08 a 14 de março de 2021, em formato online, recebe até o dia 31 desse mês inscrições de curtas-metragens de diretores e diretoras negras e indígenas de todo Brasil. A proposta do evento deste ano é a aproximação entre o cinema negro e o cinema indígena, através da reflexão sobre ancestralidade e territorialidade das imagens.


Os curtas precisam ter duração máxima de 30 minutos e terem sido realizados a partir de janeiro de 2019. Podem participar filmes de ficção, documentais, experimentais e animações, incluindo produções universitárias ou de contextos formativos. A Semana do Audiovisual Negro conta com exibição de filmes, exposição de vídeoarte, promoção de debates e oficinas de formação. Toda a programação tem acesso gratuito. As inscrições de curtas-metragens, que tem caráter competitivo, podem ser feitas gratuitamente através do link http://bit.ly/Inscrições_Filmes_SAN .


Esse é o primeiro festival de cinema, de caráter competitivo, criado em Pernambuco com o recorte racial. O evento foi criado diante da constatação que o mercado audiovisual brasileiro ainda restringe a distribuição do Cinema Negro. A mostra tem o objetivo de fortalecer o antirracismo dentro do cinema nacional e no estado de Pernambuco. Além de contribuir para a difusão audiovisual, através do reconhecimento e valorização dos profissionais negros e negras e possibilitando ao público o acesso a filmes dirigidos por pessoas negras


A segunda edição da Semana é realizada pelo Cineclube Alma no Olho em parceria com a Tarrafa Produtora e o incentivo do Edital da Lei Aldir Blanc, lançado pelo Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe. O evento conta com apoio do Coletivo de Negritude de Pernambuco, Cineclube Bamako,Cineclube Fazendo Milagres, Coletivo Ficcionalizar e Cinema UFPE.


Sobre as Oficinas: Serão realizadas três oficinas com inscrições gratuitas: Videoarte Ação, com Lia Letícia; Cinema de Animação Negra, com Kalor Pacheco; e Cinema Lésbico, com Mariana Souza. Os interessados poderão obter mais informações e se inscrever no período de 01 a 10 de fevereiro de 2021 no link http://bit.ly/Oficinas_SemanaAudiovisualNegro . Os selecionados para as oficinas serão divulgados no dia 20 de fevereiro.


Os curtas-metragens serão avaliados por uma curadoria composta por integrantes da Semana e curadores convidados e convidadas. As obras selecionadas serão divulgadas até o dia 28 de fevereiro de 2021, através das redes sociais do evento (Instagram @audiovisual.negro e no Facebook semanadoaudiovisualnegro ) e por e-mail aos responsáveis pela inscrição. Os filmes selecionados ficarão disponíveis em plataforma online durante toda a programação da Semana. O júri concederá prêmios a três curtas-metragens no valor de R$ 1.000,00 (cada). O júri oficial será composto por 03 três pessoas convidadas, e terá acompanhamento de uma membra da equipe da Semana, enquanto presidenta do júri.


Comments


bottom of page