top of page
  • Foto do escritorRevista Spia

Coletivos/ produtoras de audiovisual indígena em Pernambuco

Atualizado: 11 de abr. de 2021


Foto: @ororuba_filmes

No estado de Pernambuco, valiosas produções audiovisuais indígenas estão sendo produzidas, comunicando através dos filmes, vivências, lutas e costumes. Destacam-se três coletivos formados por povos indígenas de diferentes regiões pernambucanas: Coletivo Fulni-Ô de Cinema (@coletivofulniocinema), de Águas Belas, no agreste; Ororubá Filmes (@ororuba_filmes), de Pesqueira, também no agreste; e Olhar da Alma Filmes (@olhar_da_alma_filmes), em Jatobá, no sertão.


Por outra perspectiva, outro destaque vem do sertão, o povo indígena Pipipã de Kambixuru (@povo_pipipa), de Floresta, por meio de vídeos de curta duração vem apresentando as tradições dos Filhos de Serra Negra no YouTube. Também é importante ressaltar o legado da ONG Vídeo nas Aldeias (VNA), de Vincent Carelli, que desde a sua fundação em 1986, vem incentivando e fortalecendo a produção audiovisual indígena em território brasileiro. O Coletivo Fulni-Ô de Cinema surgiu por meio do Vídeo nas Aldeias.


Cada coletivo tem o seu olhar e a sua forma de criar os filmes. Em comum, essas produções indígenas fogem do cinema convencional, colonizado, e apontam para um caminho original, potente e indígena. Foram selecionados três filmes de cada coletivo indígena pernambucano. As obras aqui citadas podem ser acessadas por meio dos canais de comunicação dos próprios coletivos.


Txhleka - Fale Comigo

Direção: Elvis Ferreira de Sá - Hugo Fulni-Ô

2021 - 14 min


Tempo Circular

Direção: Graci Guarani

2019 - 20 min


Episódio 1 - Um Lutador Incansável

Direção: não identificado

2021 - 2 min


Indicações adicionais:


Palermo e Neneco - Um dia na aldeia Mbya-Guarani

Direção: Ariel Duarte Ortega e Patrícia Ferreira

2012 - 23 min

Link do filme: https://youtu.be/Gce8DlqAPQY


Pipipã de Kambixuru

Instagram: https://www.instagram.com/povo_pipipa/

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCfee7SuWce9Mp4XpVnLSS4w





Referências:


BENTO, Emanuel. Coletivo de cinema indígena de Pernambuco faz campanha para contar histórias sem estereótipos. Disponível em: https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/viver/2019/04/coletivo-de-cinema-indigena-de-pernambuco-faz-campanha-para-contar-his.html . Acesso em 6 de abr. 2021


LINO, Expedito. Coletivo Fulni-ô de Cinema. Disponível em: http://panoramacultural.com.br/coletivo-fulni-o-de-cinema/ . Acesso em: 6 de abr. 2021


Vídeo nas Aldeias. Disponível em: http://www.videonasaldeias.org.br/2009/ . Acesso em: 6 de abr. 2021


46 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page